O que, em minha opinião, leva alguém ao sucesso!

Quer ler em PDF? Baixe o artigo AQUI (ao abrir, clique em “download”)

 

Meu nome é Reinaldo Luz Santos. Sou designer, publicitário e empresário por profissão. Sou desenhista, escritor e fotografo por hobbie. E sou poeta, entusiasta, inconformado e sonhador por opção da minha alma.

Cá estou eu a escrever sobre um assunto cansado, porém almejado pela grande maioria das pessoas. O sucesso.

Seja ele um sucesso profissional ou pessoal, é fato que todos almejam chegar a um estado de conforto onde podem dizer que alcançaram seus objetivos. Nem sei se isso poderia ser uma descrição descente do que é esse status, mas eis aqui minha definição simplória.

O que importa, pra não gerar uma analise mais severa desse texto, é que infelizmente eu ainda não posso bater no peito e dizer que conheço o caminho para o sucesso. Sou apenas mais um, dentre muitos, que estão trilhando o tortuoso caminho do trabalho duro na esperança de um dia chegar a tal situação compensadora.

Ainda assim, sem o menor aval ou patente para dar conselhos sobre o sucesso, eu me atrevo a falar um pouco sobre o que acredito serem características ou atitudes de pessoas que podem ter maior propensão a chegar lá. Nem todas as ações eu consigo praticar. Nem todas as características eu possuo. Essa é somente a visão do que eu acho que leva ao sucesso e não do que eu afirmo ter vivenciado e aprovado como receita para o mesmo. Então isso aqui é realmente um documento de um estudioso e não propriamente um relato de um vivente.

Também me restrinjo aqui a enfocar o sucesso em seu lado profissional. Minha visão de uma vida plena de sucesso seria mais complexa e não passarei pelos conceitos que acredito, embora com certeza eu vá inevitavelmente pincelar um pouco as mesclas dos dois mundos.

Lá vamos nós com minha modesta percepção sobre o tema. Para mim, uma pessoa propensa ao sucesso:

 

– Tem uma meta definida. Sabe aonde quer chegar, não apenas com objetivos, mas com prazos estipulados.

– Tem um alto grau de cobrança de si mesmo. Essa pessoa está constantemente se avaliando e se cobrando resultados.

– Tem foco! É alguém que possui um foco, um objetivo único do qual despende boa parte de sua atenção.

– Tem disciplina. Alguém que consegue ter forças para se manter fazendo o que se propôs a fazer, sem se perder diante das inúmeras distrações que a vida moderna faz borbulhar diante de si a todo momento.

– Tem determinação. Determinação para não se deixar abater diante das dificuldades que possam surgir no caminho.

– Busca conhecimento e informação. Uma pessoa que deseja o sucesso sabe que precisa se informar e muito, sobre sua área e sobre tudo que possa afetar positivamente seu crescimento. Estudar arduamente, pesquisar constantemente, se informar muito é fundamental e deve ser um processo continuo.

– Tem ambição. Não existe sucesso sem desejo pelo sucesso. É preciso ter vontade de mudar sua condição. É preciso ter desejo de ser uma pessoa e um profissional melhor.

– Tem descontentamentos. Uma pessoa que anseia em mudar sua vida é por consequência alguém que está sempre descontente com sua situação. São sentimentos de insatisfação, levados aos estremos positivos, e que podem ser o motor de ignição para o começo das grandes mudanças.

– Não tem medo de trabalho duro. Se alguém quer vencer, não pode ter medo de trabalhar. E quando digo trabalho duro não é o que a maioria das pessoas fazem. Falo de trabalho extra, fora do padrão. É quando todos da empresa já foram embora e você continua a planejar, pensar, agir, criar! É ir além do que os outros fazem pra conseguir além do que os comuns possuem.

– Faz melhor e diferente. Uma pessoa que espera mais da vida faz tudo diferente e melhor do que as pessoas comuns fazem. Se você deseja resultados diferentes e melhores do que está obtendo, é preciso ter ações diferentes e melhores do que todos.

– Tem garra. Um indivíduo que busca sucesso precisa ter garra, força de vontade, empenho pra juntar seu conhecimento, sua disciplina e demais qualidades e transformar todos em AÇÕES! Agir e nunca desistir é base para os bons resultados.

– Tem mania por perfeição. Claro que nunca chegará a ela, mas é alguém que insiste em busca-la em tudo que se propõe a fazer. Detalhista, regrado, exigente. Por tanto empenho pela perfeição sempre terá resultados mais afinados em tudo que faz.

– É sensível ao mundo a seu redor. É preciso estar sempre atento a tudo que acontece em seu mundo. É preciso estar sempre atento as pessoas e ao que elas sentem. Quem busca o sucesso tem que ver além do que os outros veem.

– Tem resiliência. Possui a capacidade de se adaptar a diferentes cenários sem perder o rebolado e o controle. Consegue se moldar a diferentes situações sem nunca se deixar abater ou ser derrubado.

Respeita o dinheiro. Pessoas de sucesso dão valor ao seu dinheiro desde sempre. Quem não dá valor ao seu dinheiro não terá o controle sobre ele.

Respeita o tempo. Gente de sucesso sabe a importância do tempo bem utilizado. Sabe como é valioso o tempo utilizado com coisas importantes, seja para estudar, trabalhar ou no momento certo para curtir a vida, amigos, família, etc.

 

Enfim! Uma pessoa que está no caminho certo para o sucesso para o sucesso é antes de tudo uma pessoa inteligente, resolvida, de alto astral, de bem com a vida e que – por essas qualidades – decidiu que merece ter dinheiro para curtir tudo que a vida tem de melhor pra lhe proporcionar.

Uma pessoa que fatalmente chegará ao sucesso investe muito tempo de sua vida em pesados estudos, pesquisas e busca de informações. É alguém que está em constante busca de resolver todos os seus pontos fracos e potencializar seus pontos positivos. Tem garra, se empenha, luta, sonha, corre atrás do que acredita. É alguém que estuda, planeja, executa, analisa e se preciso for, muda tudo se achar que pode melhorar os seus resultados.

As pessoas que estão destinadas ao sucesso sabem que seus resultados dependem de suas ações. Elas entendem perfeitamente a teoria da causa e efeito. Nem sempre são pessoas incríveis de QI alto ou padrões de inteligência fora do comum. Na maioria das vezes são apenas pessoas que entendem todos os conceitos acima e sabem APLICAR em suas vidas cada um deles, todos os dias, todas as horas e minutos de suas vidas.

E talvez, mesmo sabendo que não há receita, talvez esse seja o maior de todos os ingredientes: A conscientização do que é preciso para alcançar seus sonhos!

  • TRABALHO DURO;
  • ALTO NÍVEL DE EXIGÊNCIA;
  • PESQUISA, ESTUDOS e INFORMAÇÃO;
  • RESILIÊNCIA;
  • FOCO;
  • ENGAJAMENTO;
  • PERSISTÊNCIA;
  • GESTÃO DO TEMPO;
  • METAS;
  • DISCIPLINA;
  • GARRA e PERSISTÊNCIA;
  • DETERMINAÇÃO, EMPENHO;
  • AMBIÇÃO e DESEJO DE SER MELHOR;
  • E TRABALHO, TRABALHO, TRABALHO!

 

Analise o que significa cada ponto desses. Analise se você está praticando tais ações e conscientizações. É bem simples. Qualquer coisa menos que isso é uma chance cada vez menor de obter o resultado esperado.

Tais pontos que listei aqui não são novidades e eu não descobri nada de novo. Mas quem consegue ler essas requisições, consegue entender o que cada uma delas significa e exige de nós e consegue captar exatamente como converter essas teorias em ações constantes, muito provavelmente terá seu futuro abrilhantado. Entender, compreender, Conscientizar-se de tudo que é preciso se feito e FAZER. Na minha humilde opinião, de quem ainda não está nesse status de homem de sucesso, esse é o primeiro passo. Conscientizar-se!!

 

Espere aí. Mas esse texto poderia acabar aqui. E acabaria até com certo impacto e bem amarrado. Não há necessidade de ser redundante. Mas desprovido de qualquer responsabilidade de ser assertivo, eu me deixo fazer a bobagem de concluir de outra forma. Com uma pequena provocação.

Você que me lê, quer saber o que faz termos tantas pessoas no mundo em condição contrária a essa almejada? O que te faz correr grande risco de nunca chegar a um patamar superior, digno de impor a si a palavra sucesso como sua? Quais são as dicas para NÃO alcançar o sucesso?

Eu te digo. É simples:

 

Não tente. Não se esforce. Não faça. Não lute!

Seja como todo mundo. Faça o que todos fazem. Siga as modinhas. Ande no meio da boiada. Não estude. Não se empenhe. Tenha preguiça. Chegue mais tarde. Saia mais cedo. Faça menos. Descanse mais.

Gaste todas as suas economias com o celular mais moderno. Compre as roupas mais descoladas. Passe horas na internet vendo vídeos engraçadinhos. Leia só bobagens. Não veja documentários. Fique um tempão nas redes sociais vendo fotos de gente em frente ao espelho. Tenha amigos fúteis. Assista bastante TV. Leia pouco ou não leia nenhum livro. Não estude.

 

Se você quer ser mais um e não tem força pra ser uma pessoa de sucesso, fique tranquilo, é fácil “não conseguir”. É fácil não evoluir. É fácil não se dar bem na vida. É só não fazer nada! Ou só se ocupar com bobagens!

Mas se você quiser ter sucesso, pense bem no que está fazendo com seu ano, seus dias e suas horas. Não existe bons resultados sem ações certas! Não existe sucesso sem muito trabalho, inteligência e empenho. Eu poderia citar dezenas de frase que eu gosto, de grandes personalidades, falando sobre o sucesso.

Mas a verdade é que os meios, os caminhos e as receitas para ter sucesso estão por toda a parte. Escolha o que é sucesso para você, defina suas metas e LUTE pelo que você quer!

 

Agora sim. Acabou. Eu continuo aqui, em busca do meu sucesso. Meu sucesso significa ser feliz, ter saúde, estar em paz, ter meus amigos e família ao meu redor e ter condições financeiras para aproveitar melhor tudo isso! Não cheguei onde quero, mas estou no caminho certo e bem acompanhado!

E aqui o ainda ‘aprendiz de bem sucedido’ se despede. Espero que um dia eu escreva outro artigo dizendo: Oba, eu consegui! =)

 

Reinaldo Luz Santos
Dezembro de 2013

Deixe um comentário

pessoas já deixaram um comentário

Comments

Comments are closed.

Post Navigation