Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/ee/54/reinaldosantos/public_html/blog/wp-includes/post-template.php on line 284

8 ENSINAMENTOS JEDI PARA ADOTAR NA VIDA

 

Esqueça seu preconceito contra os geeks: a filosofia presente em Star Wars oferece lições valiosas para nós.

O Reino Unido realizou, em 2001, um censo sobre a fé dos britânicos. E, por incrível que parece, a religião Jedi foi a quarta mais citada, à frente do budismo e do judaísmo. Pois é. Se as pessoas fizeram isso de brincadeira ou numa forma de protesto contra o governo? É possível. Ou provável, até mesmo. Mas o fato é que Star Wars disseminou uma peculiar filosofia de vida pelo mundo. E por mais que seja um exagero adotar os conceitos Jedi como uma religião — o chamado Jediísmo – há algumas lições que podemos aprender com Yoda, Obi-Wan Kenobi e companhia.

 

1# Viver no aqui e agora

Os Jedi acreditam que a obsessão pelo futuro ou passado é improdutiva, então eles vivem no aqui e agora. Claro, aprender com seus erros anteriores é fundamental, assim como ter planos para o amanhã. Mas focar-se demais no que aconteceu – ou pode acontecer – só vai trazer estresse e pensamentos negativos à tona.

 

2# Ficar em forma

Nossa mente funciona melhor quando estamos em forma. E o corpo saudável proporciona uma sensação de bem-estar para nós. Por isso os Jedi evitam o sedentarismo a todo custo.

 

3# Ser humilde e procurar sempre evoluir

A arrogância é condenada pelos Jedi, que prezam pela humildade. Eles admitem que não sabem de tudo. Por isso, treinam e estudam constantemente para buscar um eterno crescimento pessoal.

 

4# Pensar positivo

Faz parte da filosofia Jedi pensar positivo, algo que é saudável para a mente e o corpo. A negatividade é um empecilho para a nossa evolução. Por isso, os Jedi ficam atentos para não deixar este tipo de pensamento dominar suas mentes, pois ele só vai causar medo, ódio e emoções perigosas.

 

5# Ter paciência

Há duas maneiras de lidar com um problema: procurando a solução de forma serena ou desesperada. A segundo opção é inútil. Por quê? Se existe solução, você vai encontrá-la. Se não existe, não há o que fazer. Não adiante sofrer com o processo, então. Tenha calma e procure a sua resposta.

 

6# Praticar meditação

A meditação é um dos pilares do estilo de vida Jedi, pois limpa a mente. Este hábito nos deixa mais calmos e nos ajuda a manter o foco diariamente.

 

7# Usar seus talentos para o bem

Pense num político de inteligência excepcional. Ele pode usar esta sua capacidade para benefício próprio, enriquecendo de maneira ilícita, ou com projetos para ajudar os necessitados. O talento nasce conosco. O que decidimos fazer com ele é nossa escolha.

 

8# Estar preparado para a briga

A filosofia Jedi é pacífica: ela censura o ataque gratuito, até mesmo aos nossos inimigos. Mas quando você está sendo atacado, ou vê alguém precisando de sua ajuda, deve reagir. Por isso os Jedi dominam várias artes marciais, para defenderem a si mesmos e aos mais fracos dos opressores.

 

 

Texto de Pedro Nogueira, do site Hei Hombre

 

Deixe um comentário

pessoas já deixaram um comentário

Comments

Comments are closed.

Post Navigation