Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/ee/54/reinaldosantos/public_html/blog/wp-includes/post-template.php on line 284

Eu acredito sim que TV, redes sociais e sites podem sim ser fontes de bons conteúdos!

O conceito é: Hoje em dia VOCÊ pode escolher o conteúdo que consome! 

Em tempos de tanta tecnologia, onde você pode personalizar o conteúdo que chega até seus aparelhos, você ainda fica a mercê da vontade e manipulação da grande mídia? Não faça isso!

Vou falar por exemplo das redes sociais. Atualmente o Facebook, que ainda é o principal, por enquanto. A base dessa teoria é tornar o feed de novidades do Facebook ou Youtube uma grande vitrine de conteúdos interessantes e realmente agregadores. Hoje em dia as pessoas não entram mais no UOL, Folha ou Terra. Elas entram primeiro (ou unicamente) no Facebook e lá são bombardeadas por posts, muitas vezes idiotas e fúteis, dos seus amigos ou (des)conhecidos.

Agora imagine que, ao entrar no Facebook, você visse mais postagens sobre os assuntos que lhe interessam ou que lhe tragam algum beneficio real? Imagine ver postagens que o levem a vídeos, artigos e matérias interessantes.

Pois é. É isso que acontece quando eu entro no meu Facebook. Eu entro e o que vejo são os posts dos meus principais amigos (reais) e da minha família. Mas, além disso, eu vejo um monte de postagens de páginas interessantes, de sites bacanas e com conteúdos enriquecedores. Eu vejo temáticas que me interessam, como fotografia, empreendedorismo, motivação, psicologia, design, proteção animal e filantropia. Com isso, meu tempo passivo no Facebook se resume a 10 minutos mais que valiosos, pois através deles eu chego a artigos, matérias e noticias relevantes e que vão me dar algo de bom, na minha profissão ou pessoalmente. É uma maneira de tornar algo que poderia ser fútil em algo realmente valioso.

Mal comparando é como o uso da bendita TV. Você pode ligar a TV e assistir Reality Shows, jornais sangrentos e novelas repetitivas, passando horas e horas babando em frente a tv sem aprender uma coisa sequer…. OU, se optar por usar bem esse grande veículo, você pode procurar por documentários, bons filmes, humor inteligente, boas entrevistas, etc. O mesmo vale também para outro grande canal da internet, o YOUTUBE! Também podemos entrar nele e procurar piadas bestas, sacanagem e bobagens aos montes que lá circulam. OU, podemos entrar e fazer uma busca por documentários, entrevistas e matérias ricas em conhecimento. Lá está cheio de coisa boa, mas falta procurarmos. Só como exemplo, no Youtube eu já vi documentários sobre a vida Einstein, Gandhi, Thomas Edson, Madre Tereza e muitos outros. E também já vi documentários sobre psicologia, empreendedorismo, organização financeira, palestras e muito mais.

Quer dizer, o aparelho ou meio de comunicação (seja TV, Facebook, Youtube ou qualquer outro site) é o mesmo para todos, mas VOCÊ decide como irá utilizá-los. O uso deles pode ser apenas para passar (ou PERDER) o tempo ou pode ser usado para crescimento e entretenimento saudável. Enfim, para você ter acesso a bom conteúdo, mas primeiro você precisa tornar essas ferramentas personalizadas com as temáticas que lhe interessam!

E agora, como conseguir isso? Como conseguir fazer o conteúdo trabalhar para a sua evolução? Simples:

– Primeiro e MAIS difícil, você precisa tomar consciência disso que eu expus. Você entende que esses meios de comunicação podem tirar seu tempo ou lhe dar grandes benefícios? Você entende que é VOCÊ quem decide como usar isso tudo? Ok, esse é primeiro grande desafio!

– O segundo passo é parar uns 10 minutinhos pra arrumar a bagunça e APAGAR os canais que não te interessam e se inscrever nos que te tragam algo de bom. Entre no Facebook buscando páginas que vão lhe trazer algum conhecimento e beneficio. Como eu disse, meu interesse são empreendedorismo, psicologia, fotografia, design, cinema, etc. Busque os seus.

– Quando encontrar essas páginas é simples, basta curtir elas! Com isso, as postagens vão começar a aparecer no seu feed de noticias. Experimente curtir o UOL ou a revista Super Interessante, por exemplo, pra ver a diferença do que irá começar a aparecer no seu feed.

– Depois disso, é preciso que você limpe o lixo pra dar espaço a exibição dos bons conteúdos. Para isso, crie um grupo de FAVORITOS com amigos próximos e família. E aí defina que deseja ver somente as postagens deles e desmarque o “seguir” de pessoas que não postam nada que preste. É. Isso mesmo, se você quer crescer um pouco com as horas em frente ao Facebook, é preciso ser radical assim. Afinal, estamos falando de seu crescimento e creio que isso lhe interesse mais do que o último funk que o João postou ou a última novidade do BBB que a Maria compartilhou. Não precisa excluir ninguém, basta desmarcar o “seguir” ou tirar o “mostrar no feed de noticias”. Procure no Facebook como fazer isso.

 

Pronto, feito isso (pesquisar e curtir coisas boas e tirar as futilidades) continue acessando o Facebook por um mês e você irá ver a diferença.

Com certeza você aprenderá mais e terá mais conhecimento relevante. Faça o mesmo com o Youtube. Lá você pode seguir canais sobre os assuntos que mais gosta e o efeito é o mesmo, aquisição de conhecimento. Claro que, tanto lá no Youtube como no Facebook, existe um investimento de tempo. Ao ver uma matéria interessante no Facebook, é preciso LER. E ao ver um vídeo que vale a pena no Youtube é preciso escolher ASSISTIR, sempre dizendo NÃO ao que não presta!

Detalhe importante: Isso não significa que você deixou de ter bom humor. Nada disso significa que precisa se tornar um chato que não vê piadas, besteiras ou bobagens. A única questão é que você se tornará mais focado(a) em seus objetivos e a MAIORIA dos conteúdos que você consumirá serão relevantes e ricos. Continue mandando um “rsrs” para aqueles amigos que te mandam piadas, vídeos legais e demais coisas engraçadas. E mande pra eles também. Só não faça disso seu único conteúdo!

Lembre-se: Você é o que você consume

Bom, é isso. Quer mais um motivo pra usar bem o seu tempo diante da internet ou da TV? Lembre-se que, na TV por exemplo, os caras que estão lá fazendo Zorra Total, Panico, novelas e BBB já estão fazendo suas histórias e ganhando o dinheiro deles. Eles lêem, estudam, se enriquecem culturalmente pra fazer o que fazem e depois despejam em nós só as bobagens que dão audiência, normalmente porcarias. E enquanto isso, você perde o seu tempo, sentado no sofá assistindo as bobagens e não ganhando um centavo pelo tempo perdido!

Pense nisso e use bem a TV, internet, celular e tudo mais! Use para rir, se divertir e se entreter, mas também para CRESCER!

Deixe um comentário

pessoas já deixaram um comentário

Comments

Comments are closed.

Post Navigation