Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/ee/54/reinaldosantos/public_html/blog/wp-includes/post-template.php on line 284

Entrevista de Reinaldo Santos dada a Guta Nascimento para o Blog Migrante Digital

Entrevista de Reinaldo Santos dada a Guta Nascimento para o Blog Migrante Digital.
É a melhor definição para o incansável Reinaldo Luz Santos.
Vejamos.
1) é publicitário especializado em gestão de projetos web, desenho e modelagem de estrutura da informação
2) é designer gráfico e de internet
3) trabalhou em agências de publicidade na era paleozóica [quando os homens das cavernas ainda usavam past-up, layoutman e letraset]
4) foi diretor de arte de agência
5) migrou para internet e design de interfaces para sistemas e portais
6) viveu a bolha da internet como poucos: participou dos projetos dos portais Imais, Nacional e Brasil
7) foi consultor de usabilidade, arquitetura da informação, design e gestão de conteúdos de clientes como Embratur e USP
8) nas horas vagas – quando as horas vagas deixam – é desenhista, cartunista, escritor e fotógrafo
9) é sócio-fundador da Praxys Produtora Web
10) escreve para sites como Gerente-Online, Portal Giro Business, Comunidade Vencer, TheNewLife.com, WideBiz.com, entre outros.
Como se vê, um migrante que, definitivamente, migrou …

… PRIMEIRA VEZ NA INTERNET …
… lembro bem! … comecei a pesquisar essa tal rede ainda nos tempos de BBS – uma espécie de rede de computadores hippie, não comercial e com poucos recursos … em outras palavras, para mim não tecnólogo, era uma chatice … mais tarde um amigo apareceu com um notebook na turma, pediu pra usar, conectar uma linha e nos mostrou um browser navegando na web, ainda nos primeiros sites americanos da web … ficamos eu e uma turminha, em volta do computador, maravilhados como que em volta da primeira fogueira das antigas eras! …

… PRIMEIRO E-MAIL …
… achei o máximo! … tudo que eu queria era escrever pra alguém e receber a resposta … adoro escrever e lembro de ter em mente uma carta enorme, feliz da vida por estar na rede, mas na hora não me veio ninguém de quem eu soubesse o e-mail de cor para enviar sequer um ‘olá’! … a gente só decorava telefones naqueles tempos! … o nome que escolhi foi meu codinome – meu nome é muito grande, adotei um resumido – … o bacana era que na época não precisava apelar para os 123 no final do nome. foi fácil conseguir o ReinaldoLuzSantos@ que tenho até hoje …

… PRIMEIRO PROVEDOR …
… UOL … conhecido como o pomposo “Universo On Line” na época … mas depois parti para o IG, que tenho até hoje …

… QUANTAS CONTAS DE-MAILS ATÉ HOJE …
… puxa, tive muitas contas … embora eu não seja um completo viciado em tecnologia, adoro conhecer os serviços que vão se criando ao longo dos anos … sou do tipo “testador chato” que aparece em todos os serviços web, os interessantes, claro … e com os e-mails não foi diferente … eu testava tudo quanto é novo serviço de e-mail que aparecia … acho que já tive umas 30 contas de e-mail … mas usar frequentemente mesmo, usei poucas … hoje tenho umas três onde centralizo tudo e muitos testes espalhados por aí! …

… LEMBRA DO ALTAVISTA? E DO ICQ? …
… oh ouh! (tentativa do barulhinho do iCQ:) … nossa, lembrar do ICQ e daquele barulhinho de nova mensagem sempre me dá um sentimento nostálgico … minha vó não entenderia isso! … mas era uma diversão falar com os amigos em tempo real … hoje é tão comum que quase não se entende o dinamismo disso … já o ALTAVISTA pra mim era sinônimo de descobertas … sem saber onde navegar inicialmente descobri o AltaVista e viajei mundo afora … uma das primeiras coisas que procurei foram as paisagens da Grécia … não achei muita coisa, mas senti o AltaVista como meu passaporte para vários lugares …

… PRIMEIRA VEZ NO GOOGLE …
… sabe que não lembro! … eu já estava tão acostumado em testar sistemas de busca que não me impressionou tanto de cara … achei muito próximo ao Cadê, que eu usava na época também, que nem dei muita bola … como bom desenhista e detalhista ainda achei estranho aqueles montes de OOOO no resultado da busca … não entendia … essa foi minha primeira impressão, quase nula … mas claro, claro que depois me rendi à sua eficiência e aqui estamos nós até hoje dando glórias a ele … será que seu reinado ainda vai longe? … não sei não, fiquemos de olho no Cuil …

… SKYPE …
… nosso querido amigo em comum, Sanchez, vai me matar! … eu o apresentei ao Orkut e ele me chamou uma vez para o Skype, só que até hoje não tenho, acredita?! J .. essa eu acho que ninguém respondeu hein! … meu sócio instalou e criou uma conta com o nome da nossa empresa, então não sei por que eu não me interessei em instalar de imediato quando vi a novidade … testei o dele, achei demais, porém fui prorrogando, esticando, enrolando e até hoje não tenho minha conta! … uso o dele sempre que preciso … sou um vizinho inconveniente que pede pra usar o telefone (skype) nas emergências! rsrs …

… QUEM TE CONVIDOU PRO ORKUT? …
… meu amigo Jefferson Amado … aquele mesmo que um dia me apresentou para uma tal de internet e deixou uma turminha de amigos curiosos em frente a um notebook quadradão modelo ThinkPad da IBM … e não é que é o mesmo sujeito que hoje é meu grande amigo e sócio? … pois é! é sim! J …

… TEM BLOG ? …
… tenho um blog. dá pra acessar ele pelo endereço: www.reinaldosantos.com.br … na verdade já tive vários com assuntos diferentes, mas limpei tudo há poucos meses e deixei algo mais superficial pela falta de tempo … hoje deixo alguns poucos artigos lá e algumas dicas de filmes. adoro cinema e gosto muito de compartilhar coisas boas a que assisto … ter um blog veio da vontade que sempre tive de compartilhar as coisas boas que passam por minha vida, um texto, um livro ou simplesmente um bom filme … confesso que ainda não consegui ter o blog que sempre quis, algo mais sério e com assuntos abordados de forma mais profunda, mas está nos planos! … vejo nos blogs a grande democratização dos canais de informação na internet … sou do tipo que incentiva minhas sobrinhas, amigos e parceiros a escrever e se possível a escrever num blog … a facilidade de se fazer ser visto e a interação dos leitores era algo distante do real em meus tempos de escola quando fazia poemas e crônicas da minha realidade e os levava debaixo do braço em cadernos estilizados com capas feitas a mão … hoje a realidade é outra, se tiver o que dizer, você pode ser visto muito mais facilmente … por isso levanto a bandeira: “escrevam, leiam, participem, interajam e vivam esse grande momento em que estamos.” …

Deixe um comentário

pessoas já deixaram um comentário

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Navigation