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CRM, você ainda vai ter um em sua empresa

O que é CRM e em que ele pode ajudar sua empresa?

A sigla CRM vem do termo inglês “Customer Relationship Management” abrasileirado para “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Mais especificamente a “prática do CRM”, por assim dizer, é um conjunto de ações para captar informações relevantes dos clientes que possam ser convertidas em reconhecimento de oportunidades, melhoria do atendimento e retenção de clientes.
CRM é uma maneira abrangente de gerenciar o relacionamento com clientes para benefício mútuo e duradouro para ambos.

Bons relacionamentos geram oportunidades

Particularmente prefiro trocar o termo “cliente” para “contatos”, ficando com CRM – Gestão de Relacionamentos com Contatos. Isso porque é fato: Todo e qualquer contato de seu circulo social, dependendo de seu negócio, pode ser um possível cliente. E logo, captar e conhecer o máximo de informações de seus contatos e trabalhar esses dados pode ser muito valioso e lucrativo.

A principal função da prática e utilização do gerenciamento de relacionamento com contatos é automatizar uma variedade de processos que identifiquem, categorizem e descrevam cada contato de seu circulo de relacionamentos. Trabalhar com dados que melhorem a qualidade dos relacionamentos profissionais é a estratégia mais limpa e inteligente de manter fluxo de atendimento em nível alto, reconhecer prospects e validar novas oportunidades.

Gerenciar de forma inteligente e estratégica todos os seus relacionamentos, classificando-os em níveis de potencialidade, necessidade de serviços, entre outras informações é investir na criação eminente de relacionamentos comerciais futuros. Qualquer contato pode ser um potencial cliente, fornecedor ou parceiro de negócios!

Ter controle sobre a informação é potencializar geração de negócios

Os processos que circundam a utilização da cultura de CRM são estruturados em bases de ferramentas informatizadas que ajudam a captar, organizar e disponibilizar as informações relevantes de forma a embasar as ações de marketing junto aos contados.

O principio é a estratégia, depois a tecnologia. Trata-se de mudanças de culturas organizacionais e aplicação de processos que vão além das ferramentas ou softwares, os chamados Sistemas de CRM. Mas ainda assim é bem verdade também que os sistemas são parte fundamental da experiência de gestão de relacionamentos com clientes e contatos.

Uma ferramenta de CRM bem estruturada dá subsídios reais para captação de informações sobre as reais necessidades dos clientes, períodos de compras, serviços ou produtos pretendidos ou adquiridos e uma séria de dados valiosos para a melhoria do atendimento, sucesso em vendas cruzadas, maior receita por cliente e ciclos de vendas mais equilibrados.

Como escolher a melhor ferramenta?

Já sabemos então que usar o conceito e as práticas de gestão de contatos pode significar maior lealdade dos clientes, identificação de potenciais novos clientes e evidente aumento de lucratividade. Mas para isso se tornar realidade em seus negócios é preciso investir na aplicação das práticas e numa ferramenta adequada a suas necessidades e expectativas.

Já foi o tempo em que apenas empresas de grande porte podiam pensar em implantar estratégias de CRM pelo alto custo dos softwares e sistemas de CRM. Com o avanço da tecnologia, hoje é possível encontrar soluções sob medida para empresas de menor porte sem perder as principais funções que esse tipo de ferramenta precisa ter para serem eficientes.

Uma boa alternativa para reduzir custos de investimentos é a utilização dos modelos de negócios chamados de SAS, ou “Software As Service” (Software como serviço). Nesse caso não há aquisição de programas, mas sim de planos de utilização de ferramentas pré-moldadas ou personalizáveis e por períodos de utilização.

Também nesse caso, para conter investimentos, é interessante aproveitar a tecnologia da assim denominada “Web 2.0” onde através dela temos os softwares 2.0 e o modelo ASP (Application Service Provider) com aplicações totalmente baseadas na web. Com elas, ao invés da necessidade de instalações complexas e configurações de programas desktop, o “software 2.0” fica online e acessível de qualquer computador com conexão a web. Isso reduz custos, facilita o acesso por vários usuários, garante integridade de dados e disponibiliza os dados de forma mais fácil a todo e qualquer lugar e momento.

Além disso, é preciso estar atento as funções das diversas ferramentas de CRM existentes. Os subsistemas mais básicos que fazem parte dessa classe de ferramenta web, para gestão de relacionamentos com clientes, são de controle de dados de empresa, dados pessoais dos contatos, gerenciamento de tarefas, identificação de oportunidades, gestão de serviços realizados e muito mais.

Com certeza, aplicar práticas de CRM com assertividade traz resultados certos e gera crescimento. Para fazer a melhor escolha, na medida certa para o seu negócio, pesquise o assunto e procure uma empresa que lhe dê suporte e assessoria confiáveis e com qualidade de serviços. Boa sorte e cultive relacionamentos, pois as pessoas são sempre a base de tudo!

Se você se interessou sobre o assunto conheça o GUARDIÃO, uma poderosa ferramenta de gestão de contatos que pode ajudar sua empresa a dar os primeiros passos na prática de CRM ou controle de dados e informações. Para mais informações visite o site: www.praxys.com.br/oguardiao

Reinaldo Luz Santos
reinaldo@praxys.com.br

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