Entrevista Praxys a Revista Meu Primeiro Negócio
Por Marcellus Casciano
SITE NO AR TEM QUE APARECER
De acordo com Reinaldo Luz Santos, diretor de Marketing da Praxys Produtora Web, dominar o uso das palavras-chave é essencial. “Elas são colocadas nos códigos das paginas, invisíveis ao leitor, mas detectadas pelos instrumentos de busca”, explica Santos. Por intermédio delas, por exemplo, o Google lê os principais assuntos abordados em determinado endereço virtual.
VEJA COMO MELHORAR SUA VISITAÇÃO
Cabe ao responsável pela tarefa escolher as expressões mais especificas capazes de resumir o conteúdo dos textos ali contidos. Numa companhia de ar-condicionado, adote os termos calor, frio, verão, inverno, ar-condicionado, entre outros. “O desafio é imaginar qual palavra o internauta digitaria tendo em vista encontrar sua empresa”, resume o diretor. Quanto mais concisas e objetivas forem às palavras, maior é a chance de sucesso. Juntas, devem conter em media 255 caracteres – o empresário deve imaginar um conjunto de palavras que, somadas, dêem por volta de 255 toques. A meta é que uma delas seja digitada pelo internauta ao procurar alguma empresa ou tema relacionado.
Semelhantes características têm os vocábulos usados na descrição do site. Ao mostrar a lista de retorno, os buscadores provavelmente exibirão o material redigito no resumo de apresentação. Caso a home Page esteja bem estruturada, a relação incluirá os textos do próprio conteúdo. “É interessante desenvolver descrições a cada, com 255 toques, além da apresentação geral já existente”, acrescenta. Quer dizer: é precisão fazer um resumo descritivo do conteúdo de cada pagina e não apensa um geral da home Page.
CUIDADOS PARA ACERTAR
Como o tempo do internauta está cada vez mais escasso e disputado, segundo Reinaldo Luz Santos, diretor de Marketing da Praxys Produtora Web, “ as teorias, conceitos e fundamentos devem ficar em segundo plano. Se a proposta for vender uma imagem ou comercializar produtos ou serviços, é preciso concentrar-se nisso”, afirma.
ATUALIZAÇÃO
A renovação das informações depende do ramo de atuação. Enquanto os portais de conteúdo necessitam de agilidade no decorrer do dia, as homes pages institucionais trabalham com mais folga. Mesmo assim, é importante lembra-se de que o ambiente virtual é bem dinâmico e competitivo. “Sites estáticos e desatualizados não fazem o menor sentido comercial, nem beneficiam a imagem da empresa”. Assegura Reinaldo Santos, diretor da Praxys.
VOCÊ SABIA?
O primeiro elemento procurado pelas ferramentas é o titulo dos textos. Quanto mais bem explicativo e posicionado ele for, melhor será o resultado. Acrescentar palavras-chave relacionadas ao tema ajuda mais ainda. Apesar de toda a eficácia dessa tecnologia, ela não é capaz de ver fotos (nem arquivos flash), mas pode “ler” aquela área. Então, contextualize a foto inserindo textos alternativos. “Toda imagem deve ter um parágrafo; o texto aparece quando colocamos o mouse em cima dela”, explica Reinaldo Santos.
Outra artimanha é pensar tanto na posição quanto no destaque das palavras. Os mecanismos de busca dão maior importância às existentes no inicio e no fim dos códigos das paginas, alem das ressaltadas em negritos, pois são consideradas relevantes. A partir de agora, ao usar as palavras com inteligência, você chamará muito mais atenção no mercado.
Marcellus Casciano
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