“As pessoas mais tristes sempre se esforçam mais para fazer os outros mais felizes”. 15 lições de vida de Robin Williams

Imagem de capa “As pessoas mais tristes sempre se esforçam mais para fazer os outros mais felizes”. 15 lições de vida de Robin Williams

Em 2014 o mundo perdia um dos maiores comediantes que o cinema já viu. A perda de Robin Williams é uma ferida que jamais vai cicatrizar completamente, mas seu talento, sua inteligência e seu brilhante senso de humor sempre estarão perto de nós. Ele foi um dos maiores atores da história e seus personagens ficarão gravados na nossa memória para sempre.

Eu era um grande fã, por isso relembro aqui algumas de suas lições:

1. Escolher as pessoas certas
“Eu pensava que o pior que poderia acontecer era eu acabar sozinho. Isso não é verdade. O pior que pode nos acontecer é acabar ao lado de pessoas que nos fazem sentir sozinhos.”

2. Aprender o que se esconde atrás do sorriso de alguém
“Acho que as pessoas mais tristes sempre se esforçam mais para fazer os outros mais felizes, porque elas sabem como é se sentir inútil e não querem que mais ninguém se sinta assim.”

3. Atrás de todo acidente há um aprendizado
“Você vai ter momentos ruins, mas eles servem para mostrar algumas coisas em que você não estava prestando atenção.”

4. Em primeiro lugar, ouça as suas críticas
“É muito difícil ler um artigo que diz coisas ruins sobre você. É como se alguém estivesse enfiando uma faca no seu coração. No entanto, eu sou o crítico mais severo do meu trabalho.”

5. Pare de se preocupar
“Por favor, não se preocupe tanto. Afinal de contas, nenhum de nós tem muito tempo na Terra. A vida é passageira. Se você estiver angustiado, olhe para o céu estrelado durante o verão.”

6. A vida começa aos 50
“Eu tive a minha crise de meia-idade mais ou menos aos 30 anos, bastante cedo. Quando cheguei aos 50, vi que tudo estava bem. É realmente a melhor época da vida. As coisas dão certo e você não sente que está sempre lutando.”

7. Às vezes, uma decisão certa vale 100 decisões erradas
“O que é certo é o que sobra depois de fazer tudo errado.”

8. Não se arrependa de suas decisões
“Quando as coisas não dão certo, por exemplo, quando um filme não faz sucesso, eu me pergunto: ’Por que você fez isso?’ Mas no final eu não me arrependo de nada. Afinal de contas, eu pude conhecer pessoas incríveis. Alguma coisa sempre vale a pena.”

9. Ninguém é perfeito, mas podemos ser perfeitos um para o outro
“Você não é perfeito. E tem mais: a garota que você conheceu também não é perfeita. O importante é saber se vocês são ou não são perfeitos um para o outro.”

10. Não tenha medo de dar um tempo para recarregar a bateria
“É muito comum as pessoas pensarem que é melhor continuar trabalhando para que os outros não nos esqueçam. Isso é perigoso. Na verdade, se você der um tempo as pessoas vão se interessar mais por você.”

11. Treine a sua imaginação
“A imaginação funciona por conta própria. Eu sou filho único, então a imaginação era uma necessidade para mim, como uma espécie de mecanismo de sobrevivência.”

12. Desfrute do que realmente importa
“Não sei qual é o meu valor para o Universo, mas eu sei que fiz algumas pessoas mais felizes do que elas seriam sem mim. Quando percebi isso, me transformei na pessoa mais rica do mundo.”

13. Nunca pare de aprender
“Ainda há muito o que aprender, e sempre há coisas maravilhosas para conhecer. Até mesmo os erros podem ser maravilhosos.”

14. Fale mais, escreva menos
“Tuítes? Essas coisas matam as conversas. E pessoas que disfarçadamente tiram fotos nossas com o celular são assustadoras. Elas aparecem do nada, começam a falar com você e você percebe que a luz do celular está acesa.”

15. Saiba valorizar aquilo que te define
“Você só recebe uma pequena dose de loucura. Não a perca.”

Imagem de capa: Robin Marchant / Getty Images




Relacionados: